terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Nobel da Paz de Zilda Arns foi dado a Barack Obama. E quem disse que esse mundo é justo?


Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, que já atendeu mais de 1,5 milhão de famílias pobres em quase todos os municípios do Brasil com a ajuda de uma rede de voluntários, morreu no Haiti país onde a miséria revela sua face mais cruel.

A Pastoral da Criança cruzou fronteiras para outros 27 países latinos e africanos. Com medidas simples e baratas, como ferver a água a ser dada para as crianças, lavar as mãos, usar soro doméstico, alfabetizar as mães e ensinar-lhes um ofício, transformou os números da mortalidade infantil.

Apesar de ter sido indicada em 2001, 2002 e 2003 ao prêmio Nobel da Paz, a médica sanitarista jamais ganhou. Triste ironia é saber que o ganhador desse prêmio em 2009 foi Barack Obama, presidente dos Estados Unidos.

É uma vergonha conceder tal prêmio a um indivíduo que há um ano e meio ninguém conhecia, deixando claro o carácter político de um prêmio que deveria ter um componente humanitário e premiar ações concretas e não puras intenções.

Obama prometeu o fechamento da prisão de Guantánamo, propôs um mundo sem armas nucleares, ofereceu diálogo ao mundo muçulmano e se comprometeu conquistar a paz no Oriente Médio, mas até o momento, não conseguiu realizar nenhum desses objetivos.

O Nobel da Paz de Zilda Arns foi dado a Barack Obama. E quem disse que esse mundo é justo?

Aliny Ferreira

Um comentário: